Advogados alertam: Como evitar cair no Golpe do IPVA

Advogados alertam: Como evitar cair no Golpe do IPVA

Fique atento para não cair em mais um golpe em 2023.

Para emissão dos boletos, entre no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, ou do Detran.

O início do ano é um dos períodos mais escolhidos por criminosos para aplicar golpes na população em geral. Um dos cuidados da vez é contra o Golpe do IPVA, imposto pago por donos de veículos automotores em todo território nacional.

Uma das formas que estão sendo usadas, para lesar as vítimas, é o envio de boletos falsos para as pessoas, através de mensagens em aplicativos de relacionamento, ou ligações falsas; afirmando que são para o pagamento do imposto.

A advogada Ana Paula Zarpelon, alerta que esse e outros tipos de golpes são bastantes comuns nesse período. “Começou o ano é sempre assim, criminosos querendo aplicar golpes. Por isso é muito importante estar atento aos mínimos detalhes e checar se aquele processo é habitual e legítimo” comenta.

Com acontece o golpe

A operação começa com um telefonema ou mensagem de uma pessoa fingindo ser um funcionário do governo ou do DETRAN, avisando o destinatário da mensagem de que está atrasado no pagamento do IPVA 2023; solicitando o pagamento imediato para evitar complicações.

Em seguida, é pedido que a vítima forneça informações pessoais ou financeiras, envie dinheiro por transferência bancária ou cartão de crédito. No entanto, ao pagar o boleto falso, as vítimas estarão enviando o dinheiro diretamente para os golpistas.

Pagamento do imposto

Vale lembrar que os boletos para pagamento do IPVA são sempre emitidos pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Detran. Fica a critério do contribuinte escolher qual a melhor forma para quitar o IPVA, à vista ou parcelado. Os débitos podem ser pagos em agências lotéricas e em bancos tradicionais.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de profissionais do Escritório Zarpelon que estão atentos, e prontos para te ajudar.

No Comments

Post A Comment