01 mar As consequências que você pode ter, caso não declare o seu imposto de renda
A Declaração do Imposto de Renda é obrigatória para boa parte dos brasileiros. Se você possui uma renda mensal acima de R$ 28.559,70, é obrigatória a declaração, incluindo salários, aposentadorias, alugueis e outros rendimentos.
Mas o que acontece se você não fizer a declaração ou declarar de maneira incorreta o seu imposto de Renda? Separamos para você as principais informações, confira;
Multas
Os contribuintes que não fizerem a sua declaração estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$165,74 pelo envio fora do prazo. Este é o valor mínimo cobrado de multa aos contribuintes que devem entregar o IR, mas que não o fazem dentro do prazo determinado. A regra vale tanto para quem tem imposto a pagar quanto a restituir.
CPF irregular
Se você não entregar a declaração e nem pagar a multa, seu nome ficará registrado no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). Na prática, quando o CPF do contribuinte recebe uma consulta, aparece que ele está “pendente de regularização”.
Sonegação de impostos
A Receita também pode cancelar o CPF do contribuinte e a pessoa pode receber a acusação de crime de sonegação fiscal. A punição pode chegar a até dois anos de prisão.
É importante que os contribuintes entendam que não declarar o imposto de renda é algo muito sério. Os contribuintes devem certificar-se de que estão cumprindo todos os requisitos de declaração de impostos de acordo com as leis tributárias vigentes.
Ajuda especializada
Se você está precisando de ajuda judicial com a sua Declaração do Imposto de Renda, ou do seu empreendimento; entre em contato conosco, o Zarpelon Advogados, pode te ajudar!
No Comments